sexta-feira

Carta Educativa Para o Concelho

A JSD Moita esteve juntamente com o PSD na discussão pública sobre a Carta Educativa para os próximos 12 anos. Esta Carta não se prende com matérias educativas em si, mas com a gestão dos Espaços Escolares do município.
No debate, o Presidente do PSD Moita fez a primeira intervenção focando sobretudo as questões de oferta profissionalizante no Concelho, melhoria dos acessos entre outros (excerto da intervenão na edição de dia 10 de Janeiro de 2008 do "Jornal da Moita").

A JSD Moita fechou o período de intervenções sublinhando uma preocupação do partido - a remodelação para Escola Básica Integrada da EB1/JI do Vale da Amoreira, considerando estarem em risco os processos de socialização primários das crianças - prevê-se a junção dos 1º. 2º. e 3º. Ciclos - tendo em consideração as especificidades sociais da zona. Apresentámos a proposta de alargamento das ciclovias em construção até aos perímetros escolares e apostámos no apoio autárquico à instalação de uma nova escola profissional na freguesia da Baixa da Banheira.

Fomos mais uma vez o único partido da oposição à CDU e a única juventude partidária presentes.
Questionamos:
Será a educação no Concelho um sucesso (quando mais de 50% dos jovens que entram abandonam o ensino secundário) ?
A câmara tem feito um trabalho excelente nesta matéria (todos conhecemos o caso da EB nº1 da Moita - onde uma nova sala de aulas se encontra encerrada devido à casmurrice da câmara em não querer instalar um simples quadro eléctrico)?
Os restantes partidos da oposição não se sentem capazes de fazer melhor, nem tão pouco de prestar uma oposição construtiva?
Estão ainda todos de férias?
E o trabalhinho para as populações, perguntamos nós? É chato, pá!