sexta-feira

Fernando Negrão em Alhos Vedros debate segurança


Antes do debate Fernando Negrão, ouviu uma delegação do Movimento Cívico da Várzea da Moita, que aproveitaram a vinda do deputado para exporem os seus problemas e o PDM da Moita.

"No debate sobre segurança, muito participado, diversas propostas foram expostas sobre como se deverá combater o aumento da criminalidade em particular na margem sul.

A necessidade de uma esquadra da GNR em Alhos Vedros foi aventada, pois serviria como criação de uma zona de segurança para os concelhos da Moita e Barreiro.

A intervenção social e de integração para a população residente no Vale da Amoreira e Cidade-Sol foram ideias apresentadas durante o debate.

Fernando Negrão respondeu às questões levantadas pelos participantes e ponderadamente frisou que a existência de Gangs organizados ainda não se faz notar aqui no concelho da Moita, mas que a não integração social aliada a um mimetismo criminal poderá fazer que isso aconteça no futuro, focou ainda que as nossas zonas urbanas não estão preparadas para os deficientes e para os idosos, que no futuro serão mais de 50% da população portuguesa.

A "guetização" dos idosos é outro problema, porque a sua deslocação para lares fora das cidades, onde ficam confinados ao isolamento não é de maneira nenhuma o ideal e que as cidades devem ter os seus lares de idosos nos centros habitacionais e também as suas creches, para que haja uma interligação entre o meio e esses extractos etários duma maneira participativa e não omitiva.
Foi um espaço/tempo, importante e é pena que os Media, expetuando o jornal Margem Sul, não estivessem presentes.

Temos que criar uma sociedade integral e não de minorias remetidas para periferias onde se cultivam valores étnicos/culturais que se pôem à parte da nossa cultura nacional que é já por si integracionista e multi-cultural, como o prova o mundo lusófono.

Luís Cruz Guerreiro"
texto e foto